A Escola de Referência em Ensino Médio Senador Nilo Coelho situa-se a Rua Jacob Vieira de Carvalho, Sn, Loteamento Novo Dormentes, Município de Dormentes -PE.
Este nome, Senador Nilo coelho, foi dado à Escola em homenagem a um ilustre político da região de Petrolina que teve uma grande participação no desenvolvimento da Região. Nilo Coelho foi Governador de Pernambuco, nomeado pelo Presidente da República, Humberto de Alencar Castelo Branco, governou entre 1967/1971; Senador de 1979 a 1983; duas vezes Deputado Estadual e três vezes Federal; foi ainda secretario da Fazenda de Pernambuco e de 1952 a 1954 e Presidente do Senador federal de 1983 a 1985.
A Escola Municipal Senador Nilo Coelho foi fundada em 1986 dada à necessidade provocada pelo aumento do alunado do próprio distrito de Dormentes como das regiões circo-vizinho, por meio da Resolução nº 1781 de 06 de agosto de 1986 de acordo com o artigo 24 da Resolução nº 24 de 20 de novembro de 1985 do Conselho Estadual de educação, retroagindo os efeitos desta portaria a 1º de fevereiro de 1986.
A sua inauguração aconteceu no dia 19 de setembro de 1987, com festividades; solenidade, onde esteve presentes a comunidade, autoridades políticas e em Educação. Suas atividades foram iniciadas um mês antes de ser oficialmente inaugurada, dada a necessidade de se absorver os alunos da Escola de Dormentes, hoje Escola Francisco Coelho de Macedo, que não comportava o número de alunos que lá existiam.
Fundada em 1986, como Escola Municipal de Petrolina, a Escola Senador Nilo Coelho oferecia ensino fundamental e médio, inclusive o curso de Habilitação Básica em Agropecuária.
O curso de Habilitação Básica em Agropecuária foi implantado em fevereiro de 1986 com base no parecer nº 3.474/75 co Conselho Federal de Educação, autorizado pela portaria nº 0020 de 25 de fevereiro de 1987, D.O. 26 de Fevereiro de 1987.
Em 08 de abril de 1994, devido à emancipação política de Dormentes, ocorrida no ano anterior, o município passa a responsabilidade do ensino médio para o Estado, criando a Escola Municipal Mauricio José Rolim Cavalcanti, a qual passa a ser dona do Prédio escolar, funcionando assim, duas escolas em um único local até 2001, ano em que a Escola Senador Nilo Coelho Passa a operar em salões comerciais alugados espalhados no centro da cidade, comprometendo com a qualidade da educação.
Após muitas lutas e reivindicações da comunidade, educadores e estudantes junto ao governo do Estado, em 2010, a escola Senador Nilo Coelho conquistou seu prédio próprio e passou a oferecer Ensino Médio em jornada semi-integral e Educação de Jovens Adultos Médio, tornando-se Escola de Referencia em Ensino Médio Senador Nilo Coelho – EREMSNC, conforme decreto nº 34.608, de 12 de fevereiro de 2010.
Na atualidade, a EREM Senador Nilo Coelho atende a uma demanda de 689 estudantes matriculados e distribuídos em 19 turmas no ano de 2011, sendo 5 turmas de 1º ano, 4 turmas de 2º ano, 3 de 3º ano, 3 de EJA, e 4 de Projeto Travessia. A equipe de docentes é composta por 12 professores efetivos e 14 professores contratados.
A EREM Senador Nilo Coelho possui a seguinte estrutura física: 13 salas de aula; 1 Biblioteca; 1 Auditório; Cozinha; Refeitório; sala de professores; secretaria; 1 sala de coordenação pedagógica; sala de direção; 1 pátio; 1 quadra coberta; 3 laboratórios, sendo 1 de informática, 1 de ciências, 1 de matemática; 1 almoxarifado; 2 depósitos de merenda; 2 vestuários; 1 sala de Grêmio estudantil.
Com o fortalecimento do conselho da Unidade Executora – UEX, os recursos foram empregados com maior eficácia e eficiência, contribuindo para o melhoramento da educação oferecida pela escola.
Em 2011 inicio-se o processo de implantação do Grêmio Estudantil visando o fortalecimento da gestão democrática e do protagonismo juvenil, a integração dos seus discentes no meio social e no avanço do processo educacional, firmando seu papel junto à sociedade incentivou seus discentes.
Buscando sempre superar os desafios a EREM Senador Nilo Coelho, preza a participação e o compromisso de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, visando garantir a qualidade e o crescimento do sistema educacional primando pela educação para a evolução constante do seu papel como construtora de conhecimentos significativos para influenciar a sociedade e o mundo em todos seus aspectos positivos.
Prédio antigo em salões alugados
Salas de aula em Ruas diferentes
Novo prédio da EREM Senador Nilo Coelho
Entrada : pavilhão 1
Vista aéria da EREM Senador Nilo Coelho
Estudantes cantando o Hino Nacional
Visita do Governador Eduardo Campos para inauguração da EREM Senador N. Coelho
minha escola ta na minha vida eu nunca vou esqueser os momentos historicos que eu passei nessa escola ...........
ResponderExcluir