terça-feira, 24 de julho de 2012

Conhecendo a EREM Senador Nilo Coelho

A Escola de Referência em Ensino Médio Senador Nilo Coelho situa-se a Rua Jacob Vieira de Carvalho, Sn, Loteamento Novo Dormentes, Município de Dormentes -PE.

Este nome, Senador Nilo coelho, foi dado à Escola em homenagem a um ilustre político da região de Petrolina que teve uma grande participação no desenvolvimento da Região. Nilo Coelho foi Governador de Pernambuco, nomeado pelo Presidente da República, Humberto de Alencar Castelo Branco, governou entre 1967/1971; Senador de 1979 a 1983; duas vezes Deputado Estadual e três vezes Federal; foi ainda secretario da Fazenda de Pernambuco e de 1952 a 1954 e Presidente do Senador federal de 1983 a 1985.

A Escola Municipal Senador Nilo Coelho foi fundada em 1986 dada à necessidade provocada pelo aumento do alunado do próprio distrito de Dormentes como das regiões circo-vizinho, por meio da Resolução nº 1781 de 06 de agosto de 1986 de acordo com o artigo 24 da Resolução nº 24 de 20 de novembro de 1985 do Conselho Estadual de educação, retroagindo os efeitos desta portaria a 1º de fevereiro de 1986.

A sua inauguração aconteceu no dia 19 de setembro de 1987, com festividades; solenidade, onde esteve presentes a comunidade, autoridades políticas e em Educação. Suas atividades foram iniciadas um mês antes de ser oficialmente inaugurada, dada a necessidade de se absorver os alunos da Escola de Dormentes, hoje Escola Francisco Coelho de Macedo, que não comportava o número de alunos que lá existiam.

Fundada em 1986, como Escola Municipal de Petrolina, a Escola Senador Nilo Coelho oferecia ensino fundamental e médio, inclusive o curso de Habilitação Básica em Agropecuária.

O curso de Habilitação Básica em Agropecuária foi implantado em fevereiro de 1986 com base no parecer nº 3.474/75 co Conselho Federal de Educação, autorizado pela portaria nº 0020 de 25 de fevereiro de 1987, D.O. 26 de Fevereiro de 1987.

Em 08 de abril de 1994, devido à emancipação política de Dormentes, ocorrida no ano anterior, o município passa a responsabilidade do ensino médio para o Estado, criando a Escola Municipal Mauricio José Rolim Cavalcanti, a qual passa a ser dona do Prédio escolar, funcionando assim, duas escolas em um único local até 2001, ano em que a Escola Senador Nilo Coelho Passa a operar em salões comerciais alugados espalhados no centro da cidade, comprometendo com a qualidade da educação.

Após muitas lutas e reivindicações da comunidade, educadores e estudantes junto ao governo do Estado, em 2010, a escola Senador Nilo Coelho conquistou seu prédio próprio e passou a oferecer Ensino Médio em jornada semi-integral e Educação de Jovens Adultos Médio, tornando-se Escola de Referencia em Ensino Médio Senador Nilo Coelho – EREMSNC, conforme decreto nº 34.608, de 12 de fevereiro de 2010.

Na atualidade, a EREM Senador Nilo Coelho atende a uma demanda de 689 estudantes matriculados e distribuídos em 19 turmas no ano de 2011, sendo 5 turmas de 1º ano, 4 turmas de 2º ano, 3 de 3º ano, 3 de EJA, e 4 de Projeto Travessia. A equipe de docentes é composta por 12 professores efetivos e 14 professores contratados.

A EREM Senador Nilo Coelho possui a seguinte estrutura física: 13 salas de aula; 1 Biblioteca; 1 Auditório; Cozinha; Refeitório; sala de professores; secretaria; 1 sala de coordenação pedagógica; sala de direção; 1 pátio; 1 quadra coberta; 3 laboratórios, sendo 1 de informática, 1 de ciências, 1 de matemática; 1 almoxarifado; 2 depósitos de merenda; 2 vestuários; 1 sala de Grêmio estudantil.

Com o fortalecimento do conselho da Unidade Executora – UEX, os recursos foram empregados com maior eficácia e eficiência, contribuindo para o melhoramento da educação oferecida pela escola.

Em 2011 inicio-se o processo de implantação do Grêmio Estudantil visando o fortalecimento da gestão democrática e do protagonismo juvenil, a integração dos seus discentes no meio social e no avanço do processo educacional, firmando seu papel junto à sociedade incentivou seus discentes.

Buscando sempre superar os desafios a EREM Senador Nilo Coelho, preza a participação e o compromisso de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, visando garantir a qualidade e o crescimento do sistema educacional primando pela educação para a evolução constante do seu papel como construtora de conhecimentos significativos para influenciar a sociedade e o mundo em todos seus aspectos positivos.


 Prédio antigo em salões alugados


Salas de aula em Ruas diferentes


Novo prédio da EREM Senador Nilo Coelho


Entrada : pavilhão 1

Vista aéria da EREM Senador Nilo Coelho


Estudantes cantando o Hino Nacional



Visita do Governador Eduardo Campos para inauguração da EREM Senador N. Coelho

terça-feira, 10 de julho de 2012

Fomação continuada: o melhor caminho para a melhoria da Educação Pública

Fomação continuada: o melhor caminho para a melhoria da Educação Pública


A GRE Petrolina por meio de convêncio com o MEC, está oferecendo curso aos professores da Rede Estadual de Ensino sobre as novas Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC. O curso é semi-presencial e utiliza a plataforma do MEC no endereço eletronicohttp://eproinfo.mec.gov.br/. Apesar da falta de tempo, os cursistas estão considerando o curso uma ótima oportunidade de capacitação e atualização dos seus conhecimentos.


Um dos cursistas disse ao nosso Blog que o curso tem mostrado a importancias das novas tecnologias da informação e comunicação como uma ferramenta indispessável ao professor para atender a demanda do novo perfil de sociedade e de mercado de trabalho." A Escola, disse ele, precisa dominar as novas tecnologias para não correr o risco de torna-se obsoleta".


Outros cursos são oferecidos tambem pelo Governo do Estado de Pernambuco no site da Secretaria de Educação www.educacao.pe.gov.br, como por exemplo o TI on line. O próprio Estado de Pernambuco está vivendo uma mundança na informatização da Eduação, todos que pertencem a comunidade escolar do Estado pode ter acesso em tempo real da vida escolar dos estudantes da Rede Estadual de Ensino por meio do www.siepe.educacao.pe.gov.br. Portanto, resta ao docentes incorporar de vez a cultura do formação continuada.



A EREM Senador Nilo Coelho está em contaguem regressiva para V Mostra Pedagógica das Escolas de Referências de Pernambuco







A EREM Senador Nilo Coelho está em contaguem regressiva para V Mostra Pedagógica das Escolas de Referências de Pernambuco

   No ano de 2011, mais exatamente nos dias 01 e 02 de Dezembro, A EREM Senador Nilo Coelho participou da IV Mostra Pedagógica das Escolas de Referências de Pernambuco, com dois projetos que foram destaques na Mostra. O Primeiro, Semeando Valores Para Vida, mostrou a importância do trabalho com valores na escola nas diversas áreas do conhecimento. Ele provocou uma reflexão sobre  o mundo atual, fortalecendo e renovando as “concepções”, inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral dos estudantes. E a partir dessa reflexão, mostrou como a prática dos valores humanos pode ajudar muito na qualidade de vida das pessoas. Enfatizou-se com esse projeto a vida de personalidades que contribuíram para a construção de um mundo melhor por meio de pesquisas bibliográficas e socializações. Foram promovidas palestras com temas relacionados aos valores, além da realização de oficinas com análises de músicas, textos reflexivos, produção e apresentação de panfletos, dramatizações, paródia, jogral e emboladas. Buscou-se ainda sensibilizar comunidades apresentando o projeto com atividades em grupos focando valores, assim como também arrecadação e doação de alimentos para famílias carentes e distribuição dos panfletos produzidos pelos estudantes. Verificou-se uma significativa integração dos educandos na execução das etapas citadas anteriormente. A culminância do projeto se deu com a exposição na IV feira pedagógica do município, onde estudantes demonstraram envolvimento, respeito, solidariedade e diálogo, fruto das reflexões feitas ao longo desse trabalho.


             O segundo projeto demontrou a possibilidade de se trabalhar com Horta Sustentável e Compostagem de Resíduos Sólidos, desenvolvido dentro da disciplina de Projeto de Empreendedorismo foi vivenciado tendo em vista sensibilizar os educandos para a melhoria da qualidade de vida com alimentação e hábitos saudáveis, além de desenvolver trabalho em equipe cooperando em projetos coletivos visando o protagonismo juvenil. Cada turma de 1ª série, no horário da disciplina de empreendedorismo, se dirigia ao espaço da horta onde as tarefas eram divididas. Alguns preparavam as garrafas pets para contornar os canteiros, outros faziam limpeza do terreno, outro grupo escavava buracos para a compostagem de resíduos, enquanto outra equipe fazia pesquisas na biblioteca sobre os vegetais a serem cultivados na horta, seus nutrientes e pragas que poderiam afetá-los. Levando em conta a auto-sustentação da horta, o adubo orgânico foi preparado por meio do processo da compostagem utilizando as sobras orgânicas da merenda escolar. O Projeto está em andamento, algumas dificuldades tem surgido, mas, o mais importante é ver a horta a cada dia ser ampliada, já produzindo couve, alface, coentro, cebolinha, almeirão, rúcula, tomate, pimentão, pepino, e também o interesse dos alunos que mesmo em horário de intervalo, frequentam a horta, retiram ervas daninhas e experimentam verduras que nunca dantes comeram. Embora o projeto seja de execução contínua, os resultados são visíveis pelo envolvimento e dedicação dos alunos, até mesmo os de outras séries, demonstrando que o projeto atendeu suas expectativas.
             A EREM Senador Nilo Coelho se prepara para mais uma edição da Mostra Pedagógica de 2012, e espera repeti o sucesso. 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Novos tempos, novos desafios


Um dos maiores desafios do homem foi lutar por sua  sobrevivência. Desde os primórdios o ser humano descobriu que para se manter vivo era necessário trabalhar para coseguir seu alimento. Muitos anos se passaram, nós conseguimos dominar o fogo, domesticar os animais, criamos técnicas para produção de alimentos e, mais recentemente, nos últimos três séculos, os avanços aconteceram de forma espantosa e exponencial, jamais imagináveis pelos nossos ancestrais. O homem tornou-se Senhor do mundo. Um deus.

Podemos elencar alguns fatos, apenas para ilustração, que fez do homem seu próprio senhor. Somos capazes de viajar pelo espaço até a Lua; criar plantas e animais com características desejáveis; percorrer todos os continentes em questão de dias; sabermos das notícias do mundo em tempo real; nos protegermos das mais mortais  doenças por meio de vacinas; fazer da estério, mãe.

No entanto, diferentemente do homem da antiguidade que apenas se preocupava  em conseguir alimento e abrigo, temos nossa existência ameaçada por aquilo que sonhavamos como reduto da felicidade, solução para todos os males, o senhorio do homem.

Nos sentimos impotentes diante do progresso desenfreado e sem ética. A riqueza se concentra nas mãos de poucos. Enquanto parte de nossos irmãos morem de fome, outros morrem por doenças causadas por alimentarem-se demais. Não há respeito pela nossa única casa, a Terra; a natureza geme e sofre as consequências da exploração ganânciosa de alguns. A democracia, que deveria assegurar a iqualdade de direitos na diversidade, tounou-se um reduto de corrupção daqueles que só pensam no próprio bem-estar.

Somos desafiados a buscarmos alternativas para um mundo melhor, um mundo sustentável, um mundo de todos e para todos.